Descubra Um Pouco Sobre o Museu Cívico de Instrumentos Musicais

Aproveitando que o evento do mês anterior tem como um dos temas a música traremos um pouco sobre um dos museus localizados no Castello Sforzesco em Milão.

A imponente fortaleza erguida na Piazza Castello é um dos pontos imperdíveis de Milão. Construída a mando de Galeazzo II Visconti no ano de 1368, o local teve vários donos e também passou por diversas transformações estruturais ao longo dos anos. No período em que pertenceu à família Sforza, por exemplo, o castelo viveu sua melhor fase, quando gênios como Leonardo da Vinci e Bramante imprimiram suas marcas nesse que é considerado um dos símbolos da cidade.

gallery_-MI_MuseiCastelloSforzesco2

Em seu interior o visitante encontrará um verdadeiro templo dedicado à arte e à cultura. Diversos museus (são mais de 10 espaços) abrigam obras-primas como a Pietà Rondanini – a última escultura de Michelangelo (Museu de Arte Antiga) -, pinturas de Tintoretto, Mantegna, Tiziano (Pinacoteca), entre outras relíquias.

Ele atravessou guerras, disputas, demolições, reconstruções, restaurações e obras de embelezamento e hoje é uma das atrações imperdíveis de Milão. O Castello Sforzesco, assim como a famosa catedral de Milão (o “duomo”), é um dos monumentos mais amados pelos milaneses, um símbolo do poder exercitado pelos Senhores de Milão ou pelos conquistadores estrangeiros.

O castelo de Milão passou por dez fases diferentes: teve a fundação da época viscontea, a demolição, uma nova reconstrução, o período de residência da corte da época, a dominação francesa, a fortificação espanhola, a dominação austríaca, a conquista napoleônica, a restauração austríaca e uma nova restauração após a União da Itália.

Uma das incríveis construções lá localizadas é o Museu de Instrumentos Musicais. Com mais de 800 objetos uma das coleções mais importantes da Europa e que abriga peças únicas à nível mundial descendentes dos instrumentos usados pelos vikings, nele há um pouco de tudo: sopros, cordas, percussão. Instrumentos que além de som, criam a esperança de que as melodias, acordes e ritmos possam sempre tocar os corações e mentes mundo afora.

1 homepage sala 36

A coleção de instrumentos musicais do maestro Natale Gallini (1891-1983), comprada pelo Município de Milão em 1958, formou o núcleo inicial do Museu, criado em 1963 nas salas Rocchetta pelo estúdio BBPR (Banfi, Barbiano di Belgiojoso, Peressutti, Rogers ).

A coleção consistia, em particular, de pianos retangulares (“uma mesa”) produzidos no norte da Itália, instrumentos da grande tradição da luthier Lombard e instrumentos musicais da África, China e Japão.

A coleção foi aumentada ao longo dos anos pelo legado do engenheiro e violinista Antonio Boschi, a partir de doações de pessoas físicas e novas aquisições.

2 homepage Sala 35

O Museu Cívico de Instrumentos Musicais, com mais de 800 obras do século XVI até a segunda metade do século XX, é, por importância e quantidade de achados, um dos mais significativos da Europa e o segundo da Itália, depois de Roma. Alguns instrumentos foram submetidos a restaurações funcionais e são utilizados em conferências de concerto onde você pode apreciar a ‘voz’ dos instrumentos e perceber como a história da música se entrelaça de perto com a evolução técnica dos instrumentos. . Relacionamentos bem estabelecidos com várias instituições milanesas (em particular com a Escola Cívica de Música “Claudio Abbado” e com a Escola Cívica Liuteria) permitem uma atividade musical sistemática no museu.

A missão do Instituto, de acordo com o propósito original e sua especificidade presente é colocar no centro do sistema de visualização e os programas culturais da ferramenta como um objeto que gera um som musical, então testemunhar a evolução da produção musical do século XV para hoje, com foco na música culta, mas sem excluir até mesmo alguns poucos recursos da música popular. Portanto, o compromisso do Museu, a partir dos anos noventa do século XX, para a divulgação e ensino da cultura musical é constante.

IMG_1657

 

Sites Utilizados na Construção do Texto e Tradução:

Melhores Destinos: Milão

– Milão histórica: visita ao Castello Sforzesco

– Museo Degli Strumenti Musicali

Anúncios

Um comentário sobre “Descubra Um Pouco Sobre o Museu Cívico de Instrumentos Musicais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s